Centro de Olhos de Campos

notícias

Deficiência visual: o que é, classificação e causas

O que é deficiência visual?

Essencialmente, a deficiência visual é uma condição irreversível que causa  limitação funcional de um ou de ambos os olhos ou outro componente do sistema da visão. Sendo que, dependendo do grau de deficiência visual, atividades comuns do dia a dia, como dirigir e assistir televisão, por exemplo, podem ser comprometidas ou impraticáveis.

Deste modo, a deficiência visual é definida pela acuidade visual. Ou seja, a capacidade de enxergar os detalhes, formas e cores com precisão. De modo que, a acuidade determinada para uma pessoal normal é a escala 20/20 no teste de Snellen. Onde o primeiro 20 representa a distância de 20 pés (aproximadamente 6 metros), que uma pessoa normal enxerga perfeitamente e o segundo 20 é  relativo à aferição da pessoa examinada. Por exemplo, um indivíduo com acuidade 20/40 enxerga um objeto como se estivesse a 40 pés quando comparado a com alguém com visão perfeita.

Assim, alguns dos principais órgãos de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o CDC, órgão do governo norte americano correspondente à Anvisa, classificam os graus de deficiência visual e cegueira baseados na tabela de Snellen do seguinte modo:

Miopia é deficiência visual?

Aqui, é importante destacar que a miopia é um erro refrativo, assim como a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. Por isso, não são considerados como deficiências visuais, independente do grau, pois o uso de óculos, lentes de contato ou a realização de cirurgia podem corrigir estes problemas. Entretanto, já nos casos de deficiência visual, não há como corrigir a visão com tais métodos.

Causas mais comuns de deficiência visual

A princípio, a visão de uma pessoa pode ser prejudicada por diferentes razões e levar a uma condição irreversível, ou seja, a deficiência visual. Assim, doenças congênitas, hereditárias ou subjacentes, além de danos oculares causados por traumas e até mesmo negligenciamento das boas práticas de saúde visual,  são os maiores causadores da deficiência visual, como:

Todas Notícias