Centro de Olhos de Campos

notícias

Saúde ocular melhora a saúde mental?

Já reparou que, quando algo está errado, o corpo todo é afetado? Com a saúde ocular isso não é diferente! Por exemplo: erros de refração não só alteram a visão da pessoa como podem provocar dor de cabeça.  

O fato é que visão e saúde mental estão intimamente ligadas. Por isso, quanto mais  atenção damos a esse órgão, maior a chance de termos uma saúde mental favorável.

De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Manchester, no Reino Unido,  pessoas submetidas à cirurgia de catarata conseguem preservar mais as funções mentais no avançar da terceira idade. Os cientistas acreditam que o isolamento, o desânimo e o constrangimento em relação à própria condição de enxergar pouco acabam contribuindo negativamente para o declínio da saúde mental.

Como a visão compromete a saúde mental

Funções básicas do dia a dia, como andar, trabalhar, pegar objetos e até mesmo navegar na internet seriam atividades complicadas, se não fosse a visão. Sem ela, você sentiria o impacto na saúde mental.

A visão é considerada o principal sentido do corpo humano, já que por meio dela entendemos o mundo à nossa volta. Dessa forma, ter a visão comprometida pode gerar uma série de transtornos, como os causados pelas dificuldades em se relacionar no trabalho, com a sociedade como um todo e até com a própria família.

Muitas vezes, a baixa acuidade da visão ocasiona o isolamento social do paciente, deixando-o depressivo, desmotivado e sem interesse em realizar coisas simples do cotidiano, como conversar com as pessoas, ouvir uma música ou mesmo se alimentar corretamente.

Isso pode ser  comprovado em um estudo realizado pela Sun Yat-sen University, na China, que diz que 1 em cada 4 pessoas com problemas visuais apresenta quadro de depressão. A catarata é a doença que está mais associada a esse tipo de transtorno mental.

Vale ressaltar que a depressão tem causado cada vez mais mortes no Brasil. Segundo dados levantados pelo jornal O Estado de São Paulo, com base em informações dos últimos 16 anos, o número de mortes relacionadas à depressão cresceu 705%.

Desse percentual, os idosos apresentam os maiores índices de letalidade.

A saúde mental também afeta a visão

Que a baixa acuidade visual afeta a saúde mental, isso já está mais que comprovado. Contudo, os efeitos contrários também são possíveis. Ou seja, indivíduos que tenham problemas como depressão, insônia, ansiedade ou estresse podem desenvolver alterações visuais significativas.

Em momentos de tensão, uma série de reações é desencadeada no organismo. A liberação de hormônios como o cortisol descontrola outras funções no nosso corpo, proporcionando o desequilíbrio de doenças como diabetes e hipertensão, que são capazes de afetar diretamente a saúde ocular.

Quem é mais estressado pisca mais?

Piscar é um hábito que faz muito bem à visão, pois lubrifica os olhos, contribuindo para a integridade da córnea e da conjuntiva. Contudo, exagerar nas piscadelas também podem causar problemas oculares, como cegueira momentânea, disfunções nas pálpebras e alterações intraoculares.

Mas qual seria o motivo da pessoa piscar tão intensamente?

Essa ação pode ser desencadeada por uma série de fatores, dentre os quais estão o estresse e a ansiedade.

Mas, para tratar qualquer tipo de problema ocular, é preciso, primeiro, identificar a causa. Para isso, a melhor saída é fazer consultas periódicas ao oftalmologista para avaliação.

O acompanhamento médico é fundamental para definir a evolução de qualquer tipo de doença, podendo chegar a um diagnóstico com mais precisão.

Graças ao avanço da tecnologia, é possível realizar uma série de procedimentos para tratar doenças oftalmológicas, como é o caso da cirurgia de catarata, que deve ser realizada o mais breve possível. A técnica é bem simples, pouco traumática e super confortável.

Cuidar dos olhos e manter as suas consultas de rotina é a melhor maneira de manter a sua saúde ocular e também mental.

Fonte: https://www.coa.com.br/saude-ocular-melhora-saude-mental/

Todas Notícias